Gilberto Matter Paisagismo  
Paisagismo  
Dicas  
Jardinagem  
Artigos  
Envie seu Artigo  
Plantas  
Idéias & Curiosidades  
Ecologia e Meio Ambiente  
Sem comentários  
Produtos  
Produtos exclusivos  
Novidades  
Classificados  
Promoções  
Cursos no Brasil  
Agenda de Cursos  
Agenda de Eventos  
Cadastro de Empresas  
Cadastro de Profissionais  
Teste  
Newsletter  
Download  
Perguntas & Respostas  
Links  
Biblioteca Verde  
Cartões Virtuais  
Fotos do seu Jardim  
Galeria de Imagens  
Forum  
Centro de Paisagismo  
O Projeto  
Estrutura  
Parceria  
Cursos e Palestras  
Notícias do Centro  
Institucional  
Apresentação  
Colaboradores  
Parceiros do Portal  
Termos de Uso  
Política de Privacidade  
Opine  
Cadastre-se  
Anuncie no Portal  
Fale conosco  
 
Quando as árvores estão morrendo cuidado com a saúde das pessoas.
 
 
 
 
 
A força das ervas

As pessoas místicas acreditam que certas plantas e ervas não servem apenas para alegrar o ambiente, mas irradiam energia, como qualquer pessoa. Por isso, são cultivadas para “descarregar” o ambiente, como um bom catalisador de energia negativa.

O mais comum, para esses casos é manter um vaso com sete ervas: arruda, manjericão, alecrim, guiné, espada-de-são-jorge, espada-de-santa-rita e comigo ninguém pode, famosas por resistirem ao mau-olhado.

Mas, se qualquer uma delas secar, é bom providenciar rapidinho a sua substituição, para afastar os maus fluídos. Uma boa tática para se prevenir é manter, pelo menos galhinhos de guiné, arruda e alecrim, num copo com água e renová-los assim que murcharem. Três galhinhos de arruda sob o banco do carro também ajudam a proteger contra acidentes.

Mas há quem diga que recomendável e garantido mesmo é o “banho de descarrego”. Experimente: coloque uma panela com água no fogo e deixe até atingir a fervura. Depois, acrescente três punhados de sal grosso, três galhinhos de arruda de três de guiné. Acrescentados os ingredientes espere ferver mais cinco minutos. Desligue o fogo e deixe a água atingir a temperatura ambiente. Depois do banho normal, jogue essa água do pescoço para baixo e deixe secar naturalmente. O banho deve ser repetido por sete dias consecutivos.
Alecrim (Rosmarinus officinalis)

Segundo a crença popular, seu maior valor está em atrair o amor. Por isso costuma-se colocar um vasinho na sala ou no quarto do bebê. Este arbusto tem um aroma característico e é também usado como tempero. Ele se reproduz por estacas. Arranque ramos de uma planta adulta e plante-os em terra misturada com areia de construção. Regue o alecrim diariamente e mantenha-o na sombra até a plantinha ficar forte. Depois é só deixar tomar sol e usar como preferir.



Árvore da felicidade (Polyscias fruticosa)
Esta árvore, da família das Araliáceas, de folhagem delicada é conhecida por trazer felicidade a quem a cultiva. Ela serve também de decoração de ambiente pois tolera muito bem áreas quentes e com iluminação artificial. Gosta de pouca água. Regue-a uma vez por semana nos dias mais frios e duas vezes por semana nos dias mais quentes.

Comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia maculada)
Nativa do Amazonas, esta é uma das folhagens mais populares e um poderoso amuleto contra a inveja e o mau-olhado. O ideal é mantê-la próxima à porta de entrada. Cuidado, pois é tóxica se for ingerida. Para plantar retire um amo com algumas folhas lascando-o junto ao caule e coloque em terra adubada e arenosa. Esta planta gosta de calor. Vive bem em sombra parcial.

Espada-de-são-jorge (Sensevieria trifasciata)Originária da África e da Ásia ela é conhecida por trazer felicidade e fartura a quem a cultiva. As de bordas amarelas são mais positivas e devem ser plantadas junto à entrada da casa., Divida os rizomas de suas touceiras e plante-os em terra adubada e arenosa. Você pode também cortar a folha em pedaços de 10cm e enterrá-los até a metade. Quando crescerem os brotos transplante-os.

Arruda (Ruta graveolens)
Em ocasiões especiais colha um raminbo de arruda e coloque atrás da orelha para lhe trazer sorte e sucesso. Quem cultivá-la estará protegido contra inveja e mau-olhado. A arruda se reproduz por estacas de ramos. Se quizer cultivá-la em vaso escolha um de 30cm de diâmetro e 35cm de profundidade e misture xaxim e adubo à terra. Lasque um ganho da planta adulta e fixe-o firme na terra. Regue diariamente.

Guiné
(Petiveria tetrandra)
De acordo com a crença popular a guiné neutraliza energia negativas que eventualmente venham nos rondar, protegendo contra a inveja e o mau-olhado. Para dar sorte cultive-a a partir de uma muda roubada. Plante em solo fofo, com terra misturada a um pouco de adubo e pó de xaxim. Se preferir cultivá-la em vaso observe os mesmos cuidados que no caso da arruda. Plante um galho em terra firme e regue diariamente.



Fonte de pesquisa: Gaia Brasil Eventos Culturais






 
 
 
 
 
Loja vende plantas cultivadas dentro de lâmpadas
A ideia é simples.
Jardim da Magia
Se você quiser cultivar um jardim de que as fadas vão gostar.
Vasos urbanos antiqueda encaixam no muro
Produto está disponível em várias cores e tem design patenteado.
Aromas e perfumas das plantas
Desde os primórdios da humanidade o aroma e o perfume das plantas fascinaram o ser humano.
Que árvore você é?
Veja a sua data de nascimento para saber
Mini horta tecnológica faz plantas crescerem cinco vezes mais rápido
O aparelho promete o processo de germinação em até 24 horas.
Torre Abbey recebe jardim feito com plantas venenosas de vários crimes dos livros de Agatha Christie
Sua cidade natal inventou uma maneira diferente de homenagear a vasta obra da Dama do Crime.
Plantas Daninhas: Invasoras ou Úteis ?
Qualquer planta pode ser daninha.
A transpiração dos vegetais
Todas as superfícies permeáveis da planta em contato com o ar podem transpirar.
A árvore do Chocolate
O Primeiro europeu a provar o chocolate teria sido Cristóvão Colombo.
Planta capaz de comer ratos é descoberta nas Filipinas
Cientistas anunciaram a descoberta de uma nova espécie de planta carnívora gigante, capaz de prender e devorar pequenos roedores e insetos.
Cientistas criam plantas que crescem mais rapidamente
Esse tipo de planta vem sendo procurado há muito tempo.
Planta prospera comendo fezes de mamífero, afirma nova pesquisa
Estratégia ajuda vegetal a obter nitrogênio para seu organismo.
Existem plantas pré-históricas?
Algumas espécies de plantas que vemos hoje existiam já no tempo dos dinossauros.
Dendro Picasso
Já observou quantas pessoas pintam de branco o tronco das árvores?
Horticultor cria jardim 'ecologicamente correto'
O horticultor Felder Rushing planta alfaces em vasos para usar como ornamento e na sua alimentação.
A colheita certa
Semeador de espinhos não pode aguardar colheita de flores.
De que se compõe uma flor?
São formadas por várias partes.
O maior jardim de orla do mundo
O jardim da cidade de Santos ganhou uma citação no GuinnesBooks.
Os jardins de Dom João
A pompa do jardim brota da realeza.
Brasileiros encontram cogumelos que brilham no escuro
Uma expedição de micologistas brasileiros e americanos descobriu cogumelos bioluminescentes que emitem luz 24h por dia.
Reino Unido recria jardim usado para seduzir rainha Elizabeth no século 16
Um bom exemplo. Se aqui no Brasil pudessemos fazer isto também!
Os jardineiros de sábado - Parte II
Mais outro fim de semana.
Da energia se fez a vida
Uma árvore foi cortada e seu tronco foi usado como poste de iluminação. Depois de aparado e colocado na rua, o tronco recebeu os fios elétricos. E aí começou a florescer!!! Foi em Porto Velho - Rondônia
Os jardineiros de sábado
Enfim chega o fim de semana.
O coqueiro e sua utilidade
Considerada pelos botânicos como uma das mais importantes e úteis plantas para a humanidade.
A terra da erva boa
Um aroma de menta que deu o nome a uma cidade.
Por que as flores são coloridas?
Para atraírem insetos?
A origem as azaléias
Entre os antigos eram conhecidas como Rhododendron.
Para enriquecer o cardápio
Salada de gerânios, geléias ou sorvetes de rosa.

 

© Copyright 2002 - Paisagismo Brasil
Webmaster
Rua Gonçalves Dias, 609 - Batel - Curitiba/Pr - 80.240-340
Telefone:(41) 3243-0863
Email: pid@paisagismobrasil.com.br