Gilberto Matter Paisagismo  
Paisagismo  
Dicas  
Jardinagem  
Artigos  
Envie seu Artigo  
Plantas  
Idéias & Curiosidades  
Ecologia e Meio Ambiente  
Sem comentários  
Produtos  
Produtos exclusivos  
Novidades  
Classificados  
Promoções  
Cursos no Brasil  
Agenda de Cursos  
Agenda de Eventos  
Cadastro de Empresas  
Cadastro de Profissionais  
Teste  
Newsletter  
Download  
Perguntas & Respostas  
Links  
Biblioteca Verde  
Cartões Virtuais  
Fotos do seu Jardim  
Galeria de Imagens  
Fóruns  
Centro de Paisagismo  
O Projeto  
Estrutura  
Parceria  
Cursos e Palestras  
Notícias do Centro  
Institucional  
Apresentação  
Colaboradores  
Parceiros do Portal  
Termos de Uso  
Política de Privacidade  
Opine  
Cadastre-se  
Anuncie no Portal  
Fale conosco  
 
Não se cobra pelo que se faz, mas pelo que se sabe.
 
 
 
 
 
O Projeto

Paisagismo e Mercado
 
Analisando o aumento das populações nos centros urbanos durante as últimas décadas, podemos constatar que paralelamente houve e está havendo um crescimento significativo nos setores da construção civil e da arquitetura, visando a atender um número cada vez maior de pessoas que passam a viver em imóveis próprios ou decidem montar seus escritórios, abrir empresas, enfim, passam a compor uma “célula” do universo imobiliário.
 
Mantendo nosso enfoque neste mesmo sentido, podemos concluir, portanto, que o crescimento das cidades leva a uma conseqüente redução de área verde por habitante, aumentando em contrapartida o interesse da população em se reaproximar da natureza, a preservar o meio ambiente, a cultivar em suas casas pequenos jardins, hortas ou pomares.
 
Nesse contexto, ampliam-se as perspectivas para o mercado do paisagismo, cresce o número de matérias jornalísticas enfocando o setor, seja na televisão, rádio, jornais, revistas de decoração (que dedicam um número maior de páginas para a área externa). Percebemos também o surgimento de várias novas revistas especializadas, despertando o interesse dos mais diversos segmentos da sociedade pelo assunto.
 
Em função do aumento na demanda por artigos e insumos relacionados ao setor, fornecedores têm se preocupado em diversificar e melhorar a qualidade dos seus produtos, desde o fabricante de pisos cerâmicos, bancos para jardim e vasos especiais, até os produtores de plantas ornamentais.
 
Conseqüentemente, além da procura pelos melhores materiais, há que se observar que o consumidor está atento ao nível do profissional que irá atendê-lo, tanto ao comprar um vaso como ao encomendar um projeto. Com o número crescente de fontes de informações, o cliente se torna cada vez mais crítico e exigente. Os produtos serão mais aceitos quanto maior for a capacitação do profissional que o servir, e o consumidor saberá como optar pelo melhor produto quanto mais esclarecido for sobre o que deve e o que irá adquirir.
 
Apresenta-se, assim, um futuro promissor que, acompanhando a tendência da economia brasileira, deverá crescer nos próximos anos, cabendo aos paisagistas, como principais agentes do processo, trabalhar para que o paisagismo seja reconhecido como um setor de qualidade cada vez maior.
 
Fonte: ANP - Associação Nacional de Paisagismo
 



Apresentação do Projeto
 
O Centro de Paisagismo e Jardinagem Gilberto Matter aborda temas relacionados com a natureza, constituindo-se em um local especializado na orientação e discussão de matérias diversas como jardins, plantas ornamentais, uso das plantas ornamentais, medicinais e aromáticas, vasos, jardineiras, hortas, pomares, projetos, paisagem, conhecimentos básicos, história, relacionamento das plantas com o ser humano e o meio ambiente, qualidade de vida e, outros assuntos que tenham relação direta ou indireta com o tema principal, o paisagismo.
 
É um projeto voltado a despertar nas pessoas à vontade de praticar uma atividade que torne a vida mais prazerosa, bela e agradável, difundindo na sociedade uma visão artística, terapêutica, científica e ecológica sobre paisagismo, jardinagem, ecologia e meio ambiente
 

Público
 
Profissionais de arquitetura, engenheiros florestais, biólogos, geógrafos, engenheiros agrônomos, decoradores, designers, empresas de paisagismo, estudantes, universitários, profissionais de áreas afins e pessoas que mantenham uma estreita relação com os setores de paisagismo e jardinagem, seja por atuarem profissionalmente nesses ramos ou motivados por simples interesse particular.
 


Objetivos Principais
 
O Centro de Paisagismo e Jardinagem Gilberto Matter tem como principais objetivos à informação, conscientização, educação ambiental, difusão do paisagismo e da jardinagem, por meio da oferta de cursos sobre temas variados, apresentados por profissionais comprovadamente capacitados nas áreas de enfoque propostas.
 
Todos os palestrantes são profundos conhecedores do mercado em que atuam, sendo freqüentemente convidados a contribuir com suas práticas para o enriquecimento dos cursos. Além disso, o Centro de Paisagismo e Jardinagem Gilberto Matter organiza palestras com representantes de renomadas empresas relacionadas ao setor.
 
O projeto visa ainda a possibilitar aos participantes o acesso a conhecimentos técnicos relacionados ao paisagismo e jardinagem, de forma prática e objetiva. Os participantes terão uma visão clara e direcionada sobre os temas a serem abordados, o que poderá servir como ferramenta de trabalho e aperfeiçoamento profissional.
 


O Centro de Paisagismo e Jardinagem Gilberto Matter
 
Os profissionais vem, ao longo destes anos, convivendo com a falta de informações do público em relação a assuntos sobre a natureza, muitas vezes gerada pela escassez de livros, revistas, matérias e cursos especializados e destinados àqueles que gostam de lidar com a terra e com as plantas. Outro fator que inibe a difusão de conhecimento sobre esse setor no Brasil diz respeito às diminutas oportunidades oferecidas àqueles que trabalham pelo aperfeiçoamento de produtos, insumos e acessórios na área de jardinagem e paisagismo.
 
Para suprir esta lacuna existente, cria-se um espaço para que se encontrem os canais alimentadores e receptores, profissionais e clientes, como forma de aumentar o ciclo do mercado de consumo para o setor.
 
O projeto conta com um centro de estudos para a promoção de cursos e palestras, direcionados tanto para profissionais como para amadores, bem como para a organização de exposições e eventos envolvendo as áreas correlatas e de interesse geral.
 


 
Centro de Paisagismo e Jardinagem Gilberto Matter x Portal Paisagismo Brasil
 
O Portal Paisagismo Brasil - www.paisagismobrasil.com.br - apresenta como principais objetivos à prestação de informação e a conscientização da comunidade quanto à difusão dos temas Paisagismo, Jardinagem, Ecologia e Meio Ambiente.
 
Esse portal foi desenvolvido para divulgar as informações suficientes e necessárias para que se adotem técnicas corretas no plantio e condução de plantas, análise de projetos, difusão do paisagismo e da jardinagem, educação ambiental e diversos outros temas correlatos.
 


 
Cursos
 
Propostas para cursos a serem realizados:
 
Jardinagem básica
Plantas de interior
Arranjos florais
Ikebana
Arte floral
Bonsai
Feng shui
Horta e pomar
Plantas medicinais
Nutrição de plantas
Pragas e doenças
Solos
Substratos
Produção de plantas ornamentais
Produção de flores
Botânica
Orquídeas
Bromélias
Cactos e suculentas
Gramados e forrações
Topiaria
Iluminação de jardins
Irrigação de jardins
Plantas aquáticas
Decks e pisos.....


 
Organize um de nossos cursos em sua cidade

Informações:
E-mail: cpj@paisagismobrasil.com.br




 
 
 
 
 
 

 

© Copyright 2002 - Paisagismo Brasil
Webmaster
Email: gm@paisagismobrasil.com.br